data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: HCC Engenharia (Divulgação)
A empresa HCC Energia Solar, de Santa Maria, está investindo R$ 3 milhões, junto com parceiros, para instalar uma fazenda solar que ocupará uma área de 2 hectares às margens da estrada para o distrito de Arroio Grande. Ao todo, serão 4.324 placas fotovoltaicas, que vão gerar um total de 1,4 MW a 1,5 MW de potência, quando entrar em operação. Com previsão de produzir por ano um total de 1.900 MWh, isso representará uma redução de R$ 1,5 milhão anuais nas contas de luz das quatro empresas investidoras - uma delas é a rede de hotéis Dom Rafael. A usina foi instalada perto da sede da HCC para facilitar a operação da planta que, a princípio, deve ser a maior da região.
Santa Maria é a 7ª melhor cidade do país em ranking sobre educação
A fazenda está sendo implementada para conexão na modalidade de minigeração distribuída, ou seja, a energia não pode ser vendida. Desta forma, toda energia produzida será utilizada pelos investidores para compensação do consumo nas unidades consumidoras de sua propriedade. Cada investidor terá meio hectare com placas de energia solar. Como dois dos quatro módulos ainda não foram vendidos, por enquanto não há previsão de conclusão das obras.
A HCC tem mais de 14 anos de atuação no mercado e conta com 130 funcionários. Ela atua no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Goiás, Pernambuco, Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.